sexta-feira, 1 de maio de 2015

Pagan Altar - Judgement of the Dead (2005) (Heavy Metal / NWOBHM / Doom Metal) (UK)



Pagan Altar é uma banda britânica formada em 1978 na cidade de Brockley. A fundação do grupo foi feita pelo vocalista Terry Jones e seu filho, o guitarrista Alan Jones. (Únicos membros permanentes).

Começaram a compor músicas próprias influenciados pela NWOBHM e também por Black Sabbath. Criaram um estilo próprio de composição, onde a parte instrumental é bastante diversificada, com a adição de muitos solos de guitarra e com um timbre único.

A voz de Terry Jones também soa de forma única dentro do gênero, com incursões vocais feitas de forma épica.

De 1978 até 1982 muitos músicos passaram pela banda na parte de baixo e bateria, o que atrapalhou uma evolução maior do grupo. 

Em dezembro de 1982 o grupo lança sua primeira demo chamada ''Pagan Altar'', em fita cassette, e de forma independente. Todas as composições presentes em ''Judgement of the Dead'' são dessa fita.

As gravações aconteceram no Pagan Studios, na cidade de Londres em 1982. As canções foram feitas entre 1978 e 1981.

Na época foi lançado em disco de vinyl, mais de forma não oficial. O grupo seguiu em frente compondo novas músicas, mas encerrou as atividades em 1985, sem lançar nenhum outro material.

Somente em fevereiro de 1998, um selo inglês chamado ''Oracle Records'', resgatou a fita demo, e relançou no formato de CD com o título de ''Vol, 1''. A partir desse momento o grupo começou a ficar conhecido em todo o mundo, e os colecionadores e admiradores do som pesado começaram a colocar o disco do Pagan Altar no patamar de clássico dos anos 80.

Finalmente em 2004, após 23 anos parada, a banda retorna as atividades lançando o EP ''The Time Lord'' (Material gravado entre 1978 e 1979) e o álbum ''Lords of Hypocrisy''. (Material gravado entre 1982 e 1984).

A partir daí o grupo gravou diversos outros materiais e continua ativo fazendo shows, e tocando todos os anos em festivais na Europa.

Em 2005 o selo italiano ''Black Widow Records'' (Cat. BWR 084) relançou o disco em vinyl com a música ''March of the Dead'' em sua primeira versão como bonus. (Áudio original sem remasterização).

Outra versão do disco lançada pelo desconhecido selo norte-americano ''Buried by Time and Dust Records'' (Cat. DUST 007) também traz a música ''March of the Dead'' (first version) como bonus. Essa edição saiu em 2010, em disco de vinyl de 12'' com o áudio remasterizado.

A versão original da música ''March of the Dead'' saiu no segundo álbum do grupo ''Lords of Hypocrisy'', lançado em outubro de 2004.

A formação da banda que gravou a música "March of the Dead" é: Terry Jones (Lead Vocals), Alan Jones (Guitars & keyboards), Trevor Patch (Bass), &  Mark Elliott (Drums).

A gravação aconteceu no Oracle Recording Studio, na cidade de Londres em julho de 2004.

Todas as músicas são composições feitas pelo talentoso guitarrista Alan Jones, e todas as letras escritas por Terry Jones. (As letras abordam temas dentro da magia e do ocultismo).

A arte de capa acima é o desenho original que deveria ter sido lançado com o disco em 1982.

Para mim esse é um dos melhores discos gravados nos anos 80. Clássico absoluto do início ao fim.


Para fazer a audição desse incrível álbum basta acessar o endereço da página do selo ''Shadow Kingdom Records'': [http://shadowkingdomrecords.bandcamp.com/album/judgement-of-the-dead]

* Álbum no formato FLAC com os encartes completos + a música ''March of the Dead'' em 320 Kbps. (Versão lançada pelo selo ''Shadow Kingdom Records'' em 08 de janeiro de 2013 - Cat. SKR059CD).

Line-up / Musicians

Terry Jones - Vocals, Lyrics / Alan Jones - Guitars / Trevor Portch - Bass / John Mizrahi - Drums

Songs / Tracks Listing

01 - Pagan Altar (07:20) / 02 - In the Wake of Armadeus (04:11) / 03 - Judgement of the Dead (07:46) / 04 - The Black Mass (05:18) / 05 - Night Rider (04:07) / 06 - The Dance of the Banshee (Instrumental) (01:33) / 07 - Reincarnation (08:44)

Nenhum comentário :

Postar um comentário