terça-feira, 5 de maio de 2015

Paramæcium - Within the Ancient Forest (1996) (Death Metal / Doom Metal) (Austrália)



Conheci essa banda através desse disco, quando o ouvi pela primeira vez no final dos anos 90. Nessa época eu conhecia um pessoal que ouvia muito bandas com cunho cristão, e um dos grupos apresentados a mim foi o Paramæcium.

Na mesma hora que fiz a primeira audição, fiquei maravilhado com o som da banda, e entendi que estava diante de uma obra prima do estilo.

''Within the Ancient Forest'' é o segundo disco de estúdio desses australianos, gravado e mixado no Toybox Studios, na cidade de Melbourne, entre as datas de 27 de novembro a 15 de dezembro de 1995.

A masterização do áudio aconteceu no 301 Studios, na cidade de Sydney.

O álbum foi lançado exclusivamente no formato digital (CD) em 1996 pelo selo alemão ''Pleitegeier Records'' (Cat. PGD 6950), e em prensagem única. Esse fato faz com que seja um trabalho muito difícil de se encontrar, e o torna um disco um tanto desconhecido da maioria das pessoas.

Até hoje esse lançamento permanece fora de catálogo sem nenhuma previsão de relançamento.

A história deste álbum é baseada inteiramente no livro denominado ''Within the Ancient Forest'' escrito pelo vocalista Andrew Tompkins.

Os temas descritos nas letras vão de encontro ao sofrimento e ao cristianismo, devido a banda ser formada por músicos convertidos a essa religião. (O Paramæcium foi uma banda do seguimento batizado de Christian Metal).

A ''vida'' desse álbum está na participação dos músicos convidados, que fizeram um trabalho admirável tanto na parte instrumental com instrumentos de câmara, acústicos e de sopro, como no talento vocal das quatro cantoras (vocais líricos), que permeiam as faixas do disco com momentos de extrema beleza e sentimento.

Outra coisa que deve ser destacada é a qualidade das composições, com belos arranjos e variável diversificação instrumental.

O vocalista e baixista Andrew Tompkins também merece grande destaque, pois gravou as suas partes com uma qualidade surpreendente. Ele faz linhas vocais cantando de forma limpa, alternando com fantásticos vocais guturais.

O guitarrista Chris Burton foi contratado em 1994 para completar a formação do grupo, e tocar nesse álbum, único trabalho da banda onde ele participa.

O baterista Jayson Sherlock é um músico bem conhecido, tendo tocado e gravado em álbuns de diversos grupos do cenário do metal cristão. A banda mais conhecida onde ele atuou foi o ''Mortification''.

A arte de capa é bem simbólica, e na primeira vez que olhei para esta fotografia veio em minha mente o pensamento sobre ''A luz que penetra a escuridão''. Creio que essa deve ter sido realmente a mensagem que os músicos quiseram passar com a imagem.

A discografia do grupo é formada por 4 álbuns de estúdio, 1 EP, e 1 demo.

Em 2013 o nome da banda foi modificado para ''In Exordium'' (nome da primeira música desse disco) e houve a gravação de mais um álbum.

* Álbum no formato FLAC com as músicas separadas, e encartes completos em alta resolução.


Line-up / Musicians

Andrew Tompkins - Bass, Vocals / Chris Burton - Guitars / Jason De Ron - Guitars / Jayson Sherlock - Drums

Guest / Session Musicians

Mark Kelson - Guitars (acoustic) / Judy Hellemons - Flute / Sebastian Lorefice - Piano, Harpsichord / Roxanne Lascaris - Cello / Elise Tompkins - Vocals (spoken) / Annette Dowdle - Vocals (track 7) / Rosemary Sutton - Vocals (track 3, 5, 6) / Sue Bock - Vocals (track 2, 5)

Songs / Tracks Listing

01 - In Exordium (04:39) / 02 - Song of the Ancient (06:57) / 03 - I Am Not Alive (09:14) / 04 - The Grave, My Soul (09:01) / 05 - Gone Is My Former Resolve (08:31) / 06 - Of My Darkest Hour (07:36) / 07 - Darkness Dies (08:46)



Um comentário :