segunda-feira, 11 de maio de 2015

AXECUTER (Brasil)



Grande banda do cenário atual do metal brasileiro. O grupo surgiu em 2010 na cidade de Curitiba no Paraná, região Sul do Brasil.

Ainda não são devidamente reconhecidos dentro do Brasil como um todo, mas isso é questão de tempo para acontecer. Executam um som com excelente qualidade, totalmente influenciado pela escola do metal oitentista. (Venom & Exciter).

Em 2011 gravaram uma primeira demo no formato de fita cassette, com 3 músicas chamada ''Bangers Prevail''. O lançamento aconteceu em 25 de abril de 2011 pelo selo francês ''Infernö Records'', em edição limitada de 100 cópias.

Em dezembro de 2011 a demo teve um relançamento com outra arte de capa pelo selo chileno ''Canometal Records''. O relançamento trouxe uma faixa bonus, a música ''Dominios Of Death'', cover da banda brasileira de Death Metal da década de oitenta ''Vulcano''. (Esse grupo também encontra-se ativo).

Em 15 de novembro de 2012 lançaram o EP ''Innocence Is Our Excuse'' pelo selo alemão ''Dying Victims Productions''. Esse EP saiu exclusivamente em disco de vinyl de 7'' em edição limitada de cópias. Tanto o título do EP, como a sua arte de capa, foram feitas como uma paródia influenciada pelo disco ''Innocence Is No Excuse'' da banda inglesa Saxon.

No dia 01 de março de 2013 acontece o lançamento do primeiro álbum de estúdio do grupo, ''Metal Is Invincible'', pelo selo ''Infernö Records''. 

Foi lançado simultaneamente em CD e em fita cassette, em edição limitada de 1000 cópias. Nesse disco a banda gravou um cover para a música ''Heavy Metal to the World'', da épica banda norte-americana ''Manilla Road''. (A cover só saiu na versão em CD).

O vocalista e guitarrista do Manilla Road, Mark "the shark" Shelton participa da gravação da cover, fazendo todas as partes de coro, e fazendo o solo de guitarra da segunda parte da música.

Três músicas gravadas nesse álbum já existiam desde 2001 quando a banda se chamava ''Slammer''. As músicas "Metal Is Invincible", "Bangers Prevail" & "Destructive Blitzkrieg". Inicialmente essas músicas tinham outro nome, se chamavam "Warriors of Leather", "Spikes and Chains" & "Total Devastation", na mesma ordem respectivamente.

Em 2014 o disco é relançado em disco de vinyl de 12'' pelo selo alemão ''Anger of Metal Records'', em edição limitada com prensagem de 500 cópias.

Ainda em 2014 aconteceu 3 outros lançamentos: Foi lançada uma compilação pelo selo brasileiro (da cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte) ''Rising Records''. Essa compilação traz material gravado nos lançamentos anteriores da banda, com exceção de uma faixa inédita, a cover para a música ''Blood and Iron'', da banda norte-americana ''Cirith Ungol''.

Os outros lançamentos foram dois EPs de 7''. O primeiro chamado ''Raise the Axe'', saiu em outubro de 2014 pelo selo brasileiro ''Mindscrape Music''. Além da faixa ''Raise the Axe'' que saiu no lado A do EP, o lado B veio com o cover para a música ''Blackened are the Priests'', da banda norte-americana Venom.

O outro EP foi lançado no mesmo mês de outubro de 2014. O título do EP é ''The Axecuter'', e saiu pelo selo ''VSF Records'' (do próprio grupo). As faixas apresentadas nesse disco são ''The Axecuter'' no lado A, e ''Ritual of  Decibels'' no lado B.

Músicas desses Eps também estão presentes na compilação ''Anthology''.

A formação do grupo em todas as gravações consiste em: Danmented - Lead Vocals, Guitars / T. Basstard - Bass, Backing Vocals / Chrys Baphometal - Drums.

Abaixo dois vídeos do canal oficial da banda no You Tube. A banda foi registrada em vídeo pelo projeto ''Curitiba Metal Sound'' que escolheu seis das melhores bandas curitibanas de metal para participar dessa gravação. Os vídeos são de 2012.



Abaixo uma música escolhida por mim do álbum ''Metal Is Invincible''. Escolhi essa música devido a mensagem que a letra passa ser um verdadeiro hino ao metal dos anos 80, e também por que é uma das melhores composições do álbum.

Um disco que tem o único ponto fraco na arte de capa, que é horrorosa, mas que mesmo assim, passa a mensagem escolhida. (Não vender a sua honra, o som que você faz, o que você é, e o que você acredita, pelo dinheiro).


AXECUTER - No God, No Devil (Worship Metal!) - Tradução livre. Fonte canal do You Tube onde está postado o vídeo.

Lá atrás, em 1981, estavam Cronos, Mantas e Abbadon / Suas letras eram apenas por diversão / Mas poucos entenderam o que eles estavam fazendo / Heavy Metal à velocidade da luz, este era o único objetivo / Inferno, satã, maldade ou blasfêmias / Nada disso era sério, apenas zoação.

Igrejas? Quero distância / Satanás? Não é pra mim. / Religião? Mantenha-me longe / Metal? É disso que eu preciso / Nem Deus, nem o diabo (cultue o Heavy Metal!)

Sweet e Rowe tentaram afastar / do demônio aqueles que queriam obedecê-lo / Porque a porra da religião deveria estar acima da música em si? / Temos que eliminar este tipo de mentalidade / O Heavy Metal é simples, porque você complica? / Aumente o volume e apenas aprecie a música / Preto, branco, azul, amarelo ou vermelho (não importa o rótulo) / Tudo que você deve fazer é bangear!

Igrejas? Quero distância / Satanás? Não é pra mim. / Religião? Mantenha-me longe / Metal? É disso que eu preciso! / Nem Deus, nem o diabo (cultue o Heavy Metal!)

* Cronos, Mantas e Abbadon eram os músicos da banda norte-americana ''Venom'', considerada a criadora do gênero Black Metal.

* Michael Sweet & Steve Rowe são respectivamente os vocalistas das bandas norte-americana ''Stryper'' e australiana ''Mortification'', ambas do segmento denominado White Metal.

Nenhum comentário :

Postar um comentário