segunda-feira, 20 de abril de 2015

Blind Guardian - Follow the Blind (1989) (Heavy Metal / Speed Metal) (Alemanha)



Para a minha sorte, tive a felicidade de conhecer esse disco meses após o seu lançamento. Isso aconteceu no natal de 1989, quando fui visitar meus primos para passar o natal com eles. Meu primo mais velho que se amarra em um som de qualidade tratou de me apresentar a banda no mesmo dia que cheguei em sua casa. Lembro que era CD importado e com as músicas bonus.

Nessa época eu era um adolescente que já curtia som a tempos (já possuía vários discos de vinil em casa), mas ainda não tinha ouvido falar no ''Blind Guardian'', e quando escutei esse disco pela primeira vez, foi paixão a primeira ouvida. Lembro que neste natal ainda ouvi muitos outros clássicos do som pesado que me acompanham até os dias atuais. Escutei também pela primeira vez o ''Battalions of Fear''.

E quando o ano novo passou, fui embora pra casa com várias fitas cassette recheadas de fantásticas gravações. Possuo essas fitas até hoje. Elas ainda se encontram bem preservadas, mesmo com o passar das décadas.

Na década de 90 eu passei a comprar muitos CDs, e obviamente comprei esse trabalho que está em minha coleção até hoje, mas que não escuto a anos. No caso o CD físico. 

Trata-se do segundo trabalho registrado pelo grupo na época em que o seu som era mais rústico, alternando entre o Heavy Metal mais tradicional e o Speed Metal. (Esse é o período que mais gosto da banda, os três primeiros álbuns + o ao vivo gravado no Japão, ''Tokyo Tales'').

O álbum foi gravado e mixado no Karo Studios, na cidade de Münster, na época Alemanha Ocidental, nos meses de janeiro e fevereiro de 1989.

A gravação, mixagem do áudio e produção foram feitas por Kalle Trapp.

O disco foi lançado em 14 de abril de 1989 pelo selo alemão ''No Remorse Records'' (Cat. NRR 1006).

"Inquisition" é a versão de uma frase latina que diz: ''Pie Jesu Domine, dona eis réquiem'' (traduzinho seria: ''O doce senhor Jesus, conceder-lhes repouso''). A introdução começa com o cântico como se fosse feito por monges. A frase faz parte da Missa de Réquiem da Igreja Católica (missa celebrada para as pessoas que morrem), e é também idêntica ao que é cantada pelos monges no filme de comédia ''Monty Python e o Santo Graal''. +

"Damned for All Time" e "Fast to Madness" foram feitas baseadas no escritor britânico Michael Moorcock  e na sua novela de fantasia denominada Eternal Champion. +

"Banish from Sanctuary" foi feita com base encima da vida e das histórias do profeta bíblico João Batista. +

"Follow the Blind" é baseada na novela ''The Talisman'' de 1984, do escritor Stephen King & do poeta  Peter Francis Straub. +

"Hall of the King" é uma música que fala sobre ter fé e ter fidelidade. +

"Fast to Madness" contém referências ao personagem Elric de Melniboné (personagem criado por Michael Moorcock), o condenado albino Imperador de Melniboné, que encontra Stormbringer, uma fantástica espada criada pelo caos, o que faz com ele destrua aqueles que estão mais próximos de si, como os seus amigos e a sua própria família, levando as almas de cada um deles, podendo até mesmo levar a sua própria alma para cumprir a fome de Stormbringer, a espada devoradora de almas. +

''Beyond the Ice'' é uma faixa instrumental que contrasta de forma a fazer a transição para a parte final do disco. +

"Valhalla" faz referência ao Valhalla da mitologia nórdica (lugar para onde aqueles que acabaram de morrer se encaminham), e a música é sobre um feiticeiro que lamenta a perda de seu povo, no caso, insinua a mudança histórica que houve da religião pagã para o Cristianismo. +

O ex. guitarrista e ex. vocalista do Helloween, Kai Hansen foi convidado para cantar no disco, e faz a grande maioria das partes vocais na música ''Valhalla''.

No disco a banda fez duas músicas coverizadas. A primeira é ''Barbara Ann'', canção feita originalmente por Fred Fassert, e gravada pela primeira vez em 1961 pelo grupo norte-americano ''The Regents''.(Muitos outros grupos coverizaram essa canção. As versões mais conhecidas são do grupo norte-americano ''Beach Boys'' que gravaram em 1965, e o inglês ''The Who'' que gravou em 1966.

Outro detalhe é que o Blind Guardian na sua versão fez um medley nessa canção, incluíndo dentro da mesma (na sequência final) uma parte da música ''Long Tall Sally'', conhecida e famosa composição gravada por Little Richard em março de 1956. A canção é uma composição originalmente feita por Robert "Bumps" Blackwell, Enotris Johnson, e Richard Penniman (Little Richard).

A outra cover é a canção ''Don't Break the Circle'' da banda inglesa ''Demon''. Essa canção foi lançada em 03 de julho de 1982 no segundo trabalho do grupo, o álbum ''The Unexpected Guest''.

Don't Break the Circle saiu como música bonus na edição original do disco lançado com exclusividade no Japão (Cat. VICP-5234). 

A versão do disco lançada em 2007 com o áudio remixado e remasterizado trouxe as duas canções como bonus, além de outras quatro faixas adicionais: ''Majesty'', ''Trial by the Archon'' (Instrumental), ''Battalions of Fear'', & ''Run for the Night''. 

Todas são faixas que foram originalmente gravadas na demo tape "Battalions of Fear" (Segunda demo), lançada em 1986, quando o grupo ainda se chamava ''Lucifer's Heritage''.

A arte de capa é uma bela pintura no estilo de arte fantástica, feita por van Waay Design.

+ A parte do texto onde falo de cada música foi retirada do Wikipédia, sendo que adicionei muitas outras informações em cada tópico. O restante do texto é meu.

* Álbum em formato FLAC com as músicas separadas + encarte completo + logo da banda.

Line-up / Musicians

Hansi Kürsch - Bass, Vocals / André Olbrich - Guitars, Backing Vocals / Marcus Siepen - Guitars, Backing Vocals / Thomen Stauch - Drums

Guest / Additional Musician

Kai Hansen - Vocals (on "Valhalla")
Kalle Trapp - Backing Vocals, Lead Guitars on ''Don't Break the Circle''.
Mathias Wiesner - Keyboards

Songs / Tracks Listing

01 - Inquisition (Intro) (00:41) / 02 - Banish from Sanctuary (05:28) / 03 - Damned for All Time (05:00) / 04 - Follow the Blind (07:13) / 05 - Hall of the King (04:17) / 06 - Fast to Madness (05:59) / 07 - Beyond the Ice (Instrumental) (03:31) / 08 - Valhalla (04:57) / 09 - Don't Break The Circle (Demon Cover) (CD-Bonus) / 10 - Barbara Ann (The Regents Cover) (01:43)

Nenhum comentário :

Postar um comentário