O disco ''The IVth Crusade'' é o quarto álbum de estúdio gravado e lançado pela banda inglesa de Death Metal ''Bolt Thrower''.
Essa banda é uma das reminiscentes do meu passado musical, já que na minha adolescência ouvia muitas bandas de Death Metal também. Algumas, mesmo com o passar dos anos permaneceram ainda vivas na memória como é o caso de grupos como ''Obituary'', ''Dismember'', ''Grave (Suécia)'', ''Benediction'', ''Possessed'', dentre outros.
Todos os grupos citados acima além de outros eu possuo algum tipo de material dentro do meu acervo, como: discos de vinil, CD's, gravações em VHS e DVD's, camisas, além de gravações nas finadas fitas cassette, que encontram-se ainda bem preservadas, mesmo com o passar dos anos.
O Death Metal nunca foi o meu estilo de som preferido, tanto que somente ouço grupos que fazem um som nessa linha de vez em quando, mas a música que algumas dessas bandas fazem, ainda me cativa em vários aspectos, principalmente o de ouvir um som com grande potencial técnico, e absorver a energia que as canções me passam.
Frequentemente percebo esses mesmos sentimentos ao ouvir as músicas das bandas de ''Thrash Metal Old School'', que é uma vertente do metal que eu admiro mais desde aquela época de garoto, até a presente data.
Voltando a falar do disco do Bolt Thrower, ele foi gravado no ''Sawmills Studio'' na cidade inglesa de ''Cornwall'' em agosto de 1992. No mês de setembro as gravações foram levadas para o ''Fon Studios'', na cidade inglesa de ''Sheffield'', onde o disco foi mixado, tudo isso com a participação dos membros da banda inclusive na produção do material.
No dia 02 de setembro de 1992 a banda faz o lançamento do disco através da gravadora inglesa ''Earache Records''. Na época o mesmo saiu nos formatos de disco de vinil de 12'' (polegadas), CD e Cassette Tape (fita cassette).
Na arte da capa assim como em toda a discografia da banda, existe uma pintura, foto ou desenho relacionado com o tema da guerra e dos conflitos entre os seres humanos, tanto baseado na ficção científica futuristica, como nos conflitos contemporrâneos, como a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, ou guerras antigas e medievais.
Nesse disco a banda utilizou a pintura feita em 1840, chamada ''The Entry of the Crusaders into Constantinople'' feita pelo pintor francês ''Eugene Delacroix'' (26 abril de 1798 – 13 de agosto de 1863).
Essa pintura foi feita a óleo sobre tela, possuindo as dimensões de 498 cm × 410 cm, e se encontra no Museu do Louvre na cidade de Paris.
A entrada dos Cruzados em Constantinopla foi encomendada por Louis-Philippe I (06 outubro de 1773 – 26 agosto de 1850) Rei da França, em 1838, e concluída em 1840.
A Pintura de Eugene Delacroix retrata um famoso episódio da Quarta Cruzada (12 de Abril 1204), em que os cruzados foram desviados para a cidade de Constantinopla, que estava sob cerco. A pintura mostra Balduíno I de Constantinopla à frente de uma procissão pelas ruas da cidade após a conquista da mesma. Na pintura percebe-se os habitantes da cidade prostrados ao chão implorando por misericórdia e entregando as suas riquezas aos cavaleiros.
* A banda Bolt Thrower existe desde o ano de 1986 e possui uma vasta discografia somando-se: 8 discos de estúdio, 5 demo tapes, 3 EP's, uma participação em disco Split dividido com outras três bandas, 2 compilações com material raro e inédito, além de 1 disco ao vivo.
* A belíssima baixista Jo Bench foi uma das primeiras mulheres a ser membro de uma banda mais agressiva de metal extremo.
Bolt Thrower (Line-up / Musicians)
- Karl Willetts - Vocals
- Gavin Ward - Guitars
- Barry Thompson - Guitars
- Jo Bench - Bass Guitar
- Andrew Whale - Drums
Production:
- Eugene Delacroix - Cover Art
- Paul McHale - Design
- John Cornfield - Engineering
- Alan Fisch & Steve Harris - Mixing
- Colin Richardson - Producer, Recording
Track Listing
01. The IVth Crusade
02. Icon
03. Embers
04. Where Next to Conquer
05. As the World Burns
06. This Time It's War
07. Ritual
08. Spearhead
09. Celestial Sanctuary
10. Dying Creed
11. Through the Ages (Outro)
12. Crown Of Life (Bonus) ++
13. Lament (Bonus) ++
12. Crown Of Life (Bonus) ++
13. Lament (Bonus) ++
++ As duas músicas bonus saíram na reedição do disco no ano de 1996, com exclusividade apenas para o mercado norte americano. Elas fazem parte originalmente do EP ''Spearhead'', lançado em 07 de dezembro de 1992, sendo que posteriormente as mesmas canções também apareceram na compilação ''Who Dares Wins'' de 1998.
Postagem feita originalmente no blog Bárbaro do Sul em 10 de novembro de 2012.
Quer saber mais sobre o disco? Entre em contato comigo deixando o seu endereço de email. Logo enviarei a resposta para você.
ResponderExcluir-----------------------------------
Do You Want to know more about the disc? Contact me leaving your e-mail address. As soon as I will send a reply to you.