terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Sepultura - Schizophrenia (1987) (Thrash Metal) (Brasil)



Considerado o segundo álbum de estúdio lançado pela banda brasileira Sepultura, formada na cidade de Belo Horizonte/Minas Gerais. Antes desse álbum o grupo já havia gravado o split ''Bestial Devastation / Século XX'' com a banda ''Overdose'', lançado em 1985, e o que é considerado seu primeiro disco de estúdio, ''Morbid Visions'', que saiu em 1986.

Esse disco foi o primeiro trabalho da banda que escutei, e sinceramente até hoje o considero como o melhor disco do grupo ao lado do trabalho seguinte ''Beneath the Remains'', que saiu em 1989.

As gravações foram feitas em 16 canais no J.G. Estudios, na cidade de Belo Horizonte, no mês de agosto de 1987. A produção foi feita pelo selo Cogumelo Records.

A faixa 10 (''Troops of Doom'') foi adicionada como faixa bonus no relançamento do álbum com o áudio remasterizado, que foi lançada pelo selo ''Roadrunner Records'' em 1990 (Cat. RCD 9360). A remasterização do áudio aconteceu em agosto de 1990 e foi feita por Mike Fuller no ''Fullersound Studios'', na cidade de Miami, Florida, USA. (A faixa ''Troops of Doom'' aparece em uma versão regravada. A versão original dessa música foi lançada no disco ''Morbid Visions''.

Nesse mesmo ano alguns outros selos também fizeram o relançamento do disco, como o caso do selo holandês ''Roadracer Records'' (Cat. RO 9360-2) que relançou o álbum em LP e CD, e o selo norte-americano ''R/C Records'' que fez o relançamento do disco no formato de fita cassette. (Cat. RCC 9360).

As faixas 10-13 estão disponíveis apenas no relançamento do disco que aconteceu em 1997, pelo selo norte-americano ''Roadrunner Records''. Essa versão do disco saiu pela série ''The Sepultura Remasters''. (Cat. RR 8764-2). [Eu tenho essa edição em CD na minha coleção, lançada aqui no Brasil na época].

As faixas 11-13 [''The Past Reborns the Storms'' (Demo Version com outra letra), ''Septic Schizo'' (Rough Mix), & ''To The Wall'' (Rough Mix),  as outras duas são instrumentais] são faixas bonus gravadas nos dias 26 e 27 de agosto de 1990 em 16 canais no J.G. Studios, na cidade de Belo Horizonte.

O disco foi relançado em 2010 pelo selo brasileiro ''Cogumelo Records'' com exclusividade no Brasil, no formato de CD em digipack com novo material gráfico acompanhado de fotos raras.

O disco foi relançado novamente em 2011 pelos selos ''Mutilation Production / Cogumelo Records'', em uma edição especial limitada no formato de disco de vinyl de 12'' (picture disc) com poster. Essa edição trouxe o áudio do disco retirado da prensagem original lançada em 1987.

O último relançamento aconteceu em 2014 pelo selo norte-americano ''Metal Blade Records'' que colocou no mercado uma nova versão do álbum no formato de disco de vinyl de 12'', na cor azul transparente, e em edição limitada de 1500 cópias. (Cat. 3984-15304-1).

Depois de escrever e compor 95% do material para a gravação do disco, o guitarrista Jairo Guedz decidiu deixar a banda antes de haver o término de todas as composições. Em seu lugar entrou o guitarrista Andreas Kisser que permanece no grupo até os dias atuais.

Andreass Kisser além de gravar as suas partes de guitarra (solos), também gravou em estúdio diversas passagens de linhas de baixo para o disco.

A faixa ''Escape to the Void" é na verdade uma música coverizada (contendo letras diferentes). A versão original dessa canção se chama "Escape Into the Mirror", que foi trazida pelo guitarrista Andreas Kisser de sua banda anterior, chamada ''Pestilence'' (banda da cidade de Santo André/São Paulo). 

Inclusive essa faixa foi gravada em fita demo com o título de ''Slaves of Pain'', uma demo tape lançada em 1987 com duas faixas ("Escape Into the Mirror"/''Slaves of Pain''). Esse foi o único trabalho do ''Pestilence'', que encerrou as atividades assim que Andreas Kisser entrou para o Sepultura.

* Álbum com o áudio em FLAC, com as músicas separadas  + encartes completos + Bonus. (Versão lançada em 1990 pelo selo ''Roadrunner Records'' em CD na Argentina - Cat. 6102-2).

* As faixas 11-13 estão na qualidade MP3 - 320 kbps, pois não saíram nessa versão acima. Foram adicionadas a essa edição, como forma de completar o arquivo.

Line-up / Musicians

Max Cavalera - Vocals, Rhythm Guitars, Lyrics / Andreas Kisser - Lead Guitars, Acoustic Guitars, Backing Vocals, Lyrics / Paulo Jr. - Bass / Igor Cavalera - Drums

Additional Musicians

Paolo Gordo - Violin / Henrique - Keyboards / Vladimir Korg (banda ''Chakal'') - Lyrics on ''To the Wall''.

Songs / Tracks Listing

01 - Intro (00:33) / 02 - From the Past Comes the Storms (4:57) / 03 - To the Wall (5:39) / 04 - Escape to the Void (4:41) / 05 - Inquisition Symphony (Instrumental) (7:16) / 06 - Screams Behind The Shadows (4:51) / 07 - Septic Schizo (4:34) / 08 - The Abyss (Instrumental) (1:03) / 09 - R.I.P. (Rest in Pain) (4:39)  / 10 - Troops of Doom (Re-recorded Version) (3:19) / 11 - The Past Reborns the Storms (Demo Version) (5:08) / 12 - Septic Schizo (Rough Mix) (4:34) / 13 - To the Wall (Rough Mix) (5:31)

É possível fazer a audição completa do disco no link abaixo:
[https://www.youtube.com/watch?v=3a6wyrbaaSI]

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Sodom - Mortal Way of Live (Live Album) (1988) (Thrash Metal) (Alemanha)



Esse é o primeiro álbum ao vivo gravado pela banda Sodom, com o áudio gravado durante a Sodomania tour durante os meses de abril e maio de 1988. 

Essa turnê foi proveniente do lançamento do álbum ''Persecution Mania'' (segundo trabalho de estúdio do grupo), lançado em 01 de dezembro de 1987.

O áudio foi gravado por Gerd Rautenbach utilizando o Dierks Mobile Studio (estúdio de gravação móvel instalado dentro da parte traseira de um caminhão, de propriedade do famoso produtor alemão Dieter Dierks). A mixagem do áudio aconteceu no Horus Sound Studio por Andre Gierre & Frank Bornermann (guitarrista e vocalista da banda alemã de Progressive Rock ''Eloy'').

As músicas que aparecem ao vivo nesse disco são dos dois primeiros trabalhos de estúdio do grupo, e de seus dois primeiros EPs.

As faixas ''Outbreak of Evil'' & ''Blasphemer'' são do EP ''In the Sign of Evil'', lançado em 1984.

A faixa ''Obsessed by Cruelty'' é do primeiro álbum de estúdio, ''Obsessed by Cruelty'', lançado em maio de 1986.

As faixas ''Conqueror'' ou The Conqueror, ''Sodomy & Lust'', & ''My Atonement'' são faixas do raro EP ''Expurse of Sodomy'', lançado em 01 de outubro de 1987.

As faixas ''Persecution Mania'', ''Nuclear Winter'', ''Electrocution'', ''Enchanted Land'', ''Christ Passion'', ''Bombenhagel'', & ''Conjuration'' foram gravadas originalmente no segundo álbum de estúdio do grupo, ''Persecution Mania''. (A música ''Conjuration'' é uma faixa bonus. Existe algumas versões do disco onde essa faixa não aparece, no caso as lançadas pelos selos ''R/C Records em disco de vinyl duplo de 12'', pelo selo ''Roadracer Records'' em fita cassette, e ''Steamhammer'' em disco de vinyl duplo de 12'').

Nesse disco o Sodom também leva uma versão bem rápida para a música ''Iron Fist'', clássico da banda inglesa Motörhead, originalmente gravada no álbum ''Iron Fist'', lançado em 17 de abril de 1982.

A arte de capa original (desenho acima) foi censurada na Alemanha e o álbum foi lançado com outra arte de capa, na cor preta com um círculo branco no meio com o logotipo da banda ao centro. Versão lançada pelo selo alemão ''Steamhammer'' (Cat. SPV 85-7576).

Existe uma terceira capa que saiu nos Estados Unidos pelo selo ''Roadracer Records'' (Cat. RCC 9492), onde aparece apenas o nome do disco e o logo da banda na cor branca encima de um fundo preto.

A arte de capa é uma pintura feita pelo ilustrador alemão Sebastian Krüger (já fez capas para diversas bandas do metal alemão como ''Tankard'', ''Running Wild'' & ''Destruction''). O desenho mostra de forma ficcional como seria uma sodomia e orgia generalizada com elementos de bestialidade nos tempos antigos, na época do Império Romano, ou na própria cidade bíblica de Sodoma.

* Álbum com o áudio em FLAC, com as músicas separadas  + encartes completos. (Versão lançada em 1988 pelo selo alemão ''Steamhammer'' em CD na Alemanha Ocidental [W.Germany] - Cat. SPV 85-7576 / primeira prensagem com a arte de capa original).

* Eu tive muita sorte de encontrar esse disco (CD) com a arte original do selo ''Steamhammer'' (exatamente essa versão importada da Alemanha Ocidental) em uma loja de discos no centro do Rio de Janeiro. Já faz mais de 15 anos que comprei esse disco, e tem alguns anos que não o escuto na mídia física.

Line-up / Musicians

Tom Angelripper - Bass, Vocals / Frank Blackfire - Guitars, Vocals (additional) / Chris Witchhunter (R.I.P. 2008) - Drums

Songs / Tracks Listing

01 - Persecution Mania (04:44) / 02 - Outbreak of Evil (03:46)  / 03 - Conqueror (03:00) / 04 - Iron Fist (Motörhead Cover) (02:56) / 05 - Obsessed by Cruelty (08:54) /  06 - Nuclear Winter (05:55) / 07 - Electrocution (03:06) / 08 - Blasphemer (06:00) /  09 - Enchanted Land (04:15) / 10 - Sodomy & Lust (05:02) / 11 - Christ Passion (06:24) / 12 - Bombenhagel (06:40) / 13 - My Atonement (05:57) / 14 - Conjuration (05:26)

É possível fazer a audição completa do disco no link abaixo:
[https://www.youtube.com/watch?v=0dVhzxDSrqA]

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Armory (Suécia)



Banda sueca da cidade de Gothenburg ativa desde 2011.

Até o momento lançaram apenas duas demos. A primeira chamada ''Open Fire'' saiu em 01 de novembro de 2013 de forma independente em fita cassette e em CD. A banda era formada por: P.Andersson - Vocals / N.Ingelman - Guitars / G.Sundin - Bass / A.Holmström - Drums.

A segunda demo chamada ''S.M.I.'' (Speed Metal Island) foi lançada em 26 de fevereiro de 2015 de forma independente em fita cassette (red tape em um total de 175 cópias, todas vendidas), e também em fita cassette (yellow tape em um total de 25 cópias, todas vendidas). Esse tape amarelo saiu pelo selo sueco ''Jawbreaker Records'' (Cat. JAW-002).

A formação que gravou a segunda demo são os mesmos músicos que gravaram a primeira demo, com a exceção do baixista Grímr (Jesper Lundin) que entrou no grupo em 2014. O baixista anterior G.Sundin passou a ser o segundo guitarrista do grupo. Outro detalhe é que nesse novo trabalho os músicos utilizam outros pseudônimos.

Abaixo vocês podem conferir uma parte da segunda demo que foi colocada para audição e download gratuito na página oficial do grupo no site bandcamp. A demo original possui oito faixas, mas a banda liberou somente quatro faixas para audição e download.

* Postagem feita originalmente por mim, com texto escrito em inglês, no fórum norte-americano ''Forces of Steel'', onde participo de vez em quando colocando textos sobre bandas.