domingo, 16 de agosto de 2015

THOR (Brasil)



Banda brasileira de Power Metal / Heavy Metal formada em 1982 na cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo. (No Brasil existiram outras duas bandas com o mesmo nome. Uma da cidade de Suzano, interior de São Paulo e outra formada na cidade de São Paulo).

Durante a sua existência o grupo lançou um single e uma demo, não conseguindo ir além gravando e lançando outros materiais.

A história dessa banda é muito obscura não havendo grandes detalhes de informações sobre eles.

Lançaram um single em disco de vinyl de 7'' com duas músicas cantadas em português em 1985, de forma independente. As faixas são ''Rockrise / Thor''. Esse single é considerado hoje em dia como um dos lançamentos mais raros dentro do Heavy Metal brasileiro.

A formação do grupo era: Midgard - Vocals, Carrasco - Guitars, Guardião - Bass, Animal - Drums.

Seu segundo trabalho foi uma demo em fita cassette com quatro músicas, lançada em 1987 também de forma independente.

As gravações aconteceram no Some Studio na cidade de Vitória-ES no final de 1987. (As partes de bateria foram executadas por Cláudio Amaral, apesar do baterista ser o Giuliano).

As faixas da demo são: ''The Living Side of Death'', ''Kill Fight or Die'', ''Witch's Night'', & ''Bang 'Till Death''.

A formação do grupo era: Midgard - Vocals, Jeffinho - Guitars, Alexandre - Bass, Giuliano - Drums.

O guitarrista Carrasco da primeira formação, juntamente com o baixista Alexandre e o baterista Giuliano foram parar na banda de Black/Death ''Porrada'' (os três fundaram o grupo), onde gravaram outros materiais (três álbuns de estúdio). O baterista Giuliano passou a ser o vocalista e depois baixista do grupo.

O vocalista Midgard (Fábio Moreira) foi integrar o grupo ''Attomica'', onde gravou um dos melhores trabalhos da banda, o disco ''Disturbing the Noise'' de 1991, além do ao vivo ''Back and Alive'' de 2004. (Tenho os dois em CD na minha coleção). Ele gravou também um VHS chamado ''The Blast of Video'' que saiu em 2002.




PURGATORY (Brasil)



Banda de Death Metal formada no bairro de Anchieta, região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. 

Essa foi uma das muitas bandas que existiam na época, durante a segunda metade da década de 90 no underground da região do Rio de Janeiro. 

Vi muitos shows desse grupo quando era adolescente, e frequentemente conversava com o baixista Alan nos intervalos das apresentações. (O grupo teve grande atuação na região da Baixada Fluminense e adjacências).

A primeira demo tape lançada pela banda Purgatory foi chamada de ''Flowers to the deads'' (1995). Possuo ela na minha coleção até hoje, com a fita bem preservada, adquiri em uma loja de discos na mesma semana que vi o primeiro show do grupo, por volta de 1996.

Detalhes da Produção: Produzido por Neivaldo Menezes e Purgatory. Gravado e mixado em sistema digital no Estúdio Quadrante (RJ) no período de 15 a 18 de novembro de 1995.

A Formação do grupo era: Pacheco (vocals), Alan (bass & backing vocals), Julio Cesar (guitars) e Helinho (guitars), Bigú (drums). Participação Especial: Neivaldo Menezes (Keyboards).

Ficaram muitos anos com essa formação, até que em 2000 aconteceu o lançamento de uma segunda demo tape chamada ''No Hope for Life'' com 4 músicas. (A formação da banda também é outra. Alguns membros originais saíram, e o único músico da formação original a gravar esse segundo trabalho foi o guitarrista Julio Cesar).

O direcionamento do som do grupo também foi modificado, com a banda exercendo nesse trabalho um som voltado para o Death/Thrash Metal. A linha vocal também foi alterada de forma drástica.

Em 2003 lançaram um disco de estúdio chamado ''Burning the False Faith'' por selo independente. Nesse disco o único membro original a atuar, continua sendo o guitarrista Julio Cesar.

E em 2004 encerraram as atividades sem lançar nenhum outro material.

Songs / Tracks Listing

01. Satanic Religion (02:46) / 02. Purgatory (03:02) / 03. Prophecy Of Chaos (03:06) / 04. Dreadful Sea (02:28) / 05. Regnum Irae (03:23)