terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Ostrogoth - Last Tribe Standing (EP) (2015) (Heavy Metal / NWOBHM) (Bélgica)



Que bela surpresa descobrir que uma das bandas clássicas do underground da NWOBHM lança um novo material após 27 anos de lançamento do seu último trabalho.

‘Last Tribe Standing’ foi gravado e mixado no Mushroom Studios, na Bélgica, em setembro de 2014, com a masterização do áudio sendo feita por Jacob Hansen no Hansen Studios, na Dinamarca, no mês de outubro.

A engenharia de som e a mixagem do áudio foram feitas por Pete Mush.

As quatro faixas ao vivo é o primeiro trabalho da banda tocado na íntegra, o EP Full Moon's Eyes lançado em 1983. Essa parte ao vivo foi gravada no Summer Festival Tour em 2014.

O EP foi produzido por Pete Mush em conjunto com o guitarrista Dario Frodo.

‘Last Tribe Standing’ foi lançado no dia 23 de janeiro de 2015, em CD e disco de vinil, pelo selo belga Empire Records. (Pode-se adquirir o trabalho também através do site oficial do grupo, que além das mídias acima, está sendo vendido em download)

A arte de capa é uma pintura a óleo sobre papel feita pelo ilustrador Velio Josto em 2014, e foi dedicada em memória do guitarrista Rudy "White Shark" Vercruysse que faleceu no início do ano devido a um câncer (1955-2015).

Ele era um dos membros fundadores que criaram o grupo em 1980, participou de todos os trabalhos e formações que a banda já teve. (O único membro original que resta é o baterista Mario ‘Grizzly’ Pauwels).

Observando o desenho dá para perceber que a arte representa de forma real a atual situação do grupo. No lado esquerdo está a figura de um cemitério no estilo indígena, onde é deixado a arma do guerreiro morto fincada encima da cova, como forma de honrar o quanto ele foi importante em vida.

No centro do desenho existe outra cova que está fincada uma bandeira negra com o símbolo da banda, sinal claro de luto pela morte do companheiro.

E no lado direito está a figura de um escorpião com o símbolo da banda marcado em uma das garras, o que mostra que o grupo continua vivo, e que vai seguir em frente.



* Este material não encontra-se para pedido nos comentários, pois quem me conhece sabe que não compartilho nos blogs discos lançados recentemente (no caso no ano do lançamento). De toda forma pode ser encontrado postado em outros blogs, e quem se interessar vai encontrá-lo com facilidade.

Recording Line-up / Musicians

Dario Frodo – Guitars & backing vocals / Josey Hindrix – Lead & backing vocals / Rudy ‘Whiteshark’ Vercruysse – Guitars / Stripe – Bass & backing vocals / Mario ‘Grizzly’ Pauwels – Drums

Songs / Tracks Listing

1 - No Risk Taken (5.49), 2 - Clouds (4.00), 3 - Retun To The Heroes Museum (4.43), 4 - Last Tribe Standing (6.25), 5 - Heroes Museum (Live) (4.17), 6 - Full Moon’s Eyes (Live) (4.41), 7 - Paris By Night (Live) (6.12), 8 - Rock Fever (Live) (4.30)

Não existem vídeos com as músicas desse novo disco, mas encontrei um vídeo para a música ''Queen of Desire'', grande clássico da banda. Nele vocês podem ver Rudy ‘Whiteshark’ Vercruysse mandando bala nos solos. Grande perda para o metal mundial.


3 comentários :

  1. Cara, esse disco foi uma grata surpresa, admito que não esperava muito deles, agora fico na espera de um álbum full, pois esse EP só serviu pra me deixar com água na boca, a faixan "Return to the Heroes Museum" é SENSACIONAL!

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Esse EP me causou a mesma sensação de grata surpresa, até por que não estava sabendo que o grupo iria lançar material novo. Sabia que eles estavam de volta a ativa, o que aconteceu em 2012, quando vi esse EP me deu curiosidade de saber como a banda estava soando na atual fase, e na boa, as músicas novas estão excelentes. O único mal é que a alma do grupo morreu né, então espero que o grupo continue ativo e que coloque um substituto a altura desse grande guitarrista que nos deixou.

    Grande abraço Well!!!!!!!!

    ResponderExcluir